terça-feira, 21 de setembro de 2021

Trilhas e Árvores - "Dia da Árvore"

 

                                                         Jequitiba Rosa no Parque Estadual do Vassununga

O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro destacando a ideia de proteção das árvores e consequentemente das matas e florestas. As árvores são símbolos da natureza, são abrigo e fonte de alimentos de animais e plantas e além disso, também são reguladores térmicos. Assim, são de extrema importância para que exista a vida em diversos ecossistemas. Derrubar uma árvore significa derrubar um pedaço de um sistema muito maior.

Você já pensou em viajar para conhecer algum exemplar ou espécie de árvore? Vamos lhe dar algumas ideias...

Trilha dos Jequitibás – Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro - SP

O Parque Estatual do Vassununga foi criado em 1970 com o intuito de proteger esse patrimônio natural brasileiro, atualmente o parque é uma das áreas protegidas com uma das quantidades mais expressivas de jequitibá-rosa (Cariniana legalis) no mundo.

Dois exemplares de jequitibás-rosa chamam a atenção, e ganharam nomes: o Patriarca e a Matriarca. O  que o ancião possui tronco de 3,6 metros de diâmetro e de circunferência  aproximada de 12,3 metros, além de mais de 40 metros de altura.



Trilha da Figueira – Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba-PR

A Reserva Natural Salto Morato é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) da Fundação Grupo Boticário e está aberta a visitação desde 1996 que em 2.340 hectares protege importante porção do bioma Mata Atlântica.

A Figueira do Rio do Engenho ( (Ficus sp., é)  é uma árvore centenária e gigante que abriga diversas espécies sendo uma das atrações da Reserva. Na trilha é possível contemplar e se conectar a diversas espécies e ainda realizar uma travessia em cabo de aço conhecida como falsa-baiana.



Trilha da Sumaúma – Floresta Nacional de Tapajós – em Santarém-PA

Na Floresta Nacional de Tapajós desde 1974 de protege porção do bioma Amazônia com manejo florestal sustentável.

Na paisagem, a “Vovó Sumaúma” (Ceiba pentandra), árvore que tem mais de 900 anos e que numa caminhada de aproximadamente 4 horas é possível ir a seu encontro. Sua copa fica a 30 metros do chão e são necessárias umas 20 pessoas para poder abraça-la. A Vovô possui muita história e lendas para contar...



 Essas árvores gigantes são símbolos da importância da conservação! 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário