quinta-feira, 14 de abril de 2022

BRASIL TEM DOIS NOVOS GEOPARQUES RECONHECIDOS PELA UNESCO

 


Na quarta-feira (13) o Brasil passou a contar com três Geoparques reconhecidos pela UNESCO, o Geoparque do Seridó e o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul foram oficialmente declarados como Geoparques Mundiais, juntando-se ao Geoparque Araripe.

A UNESCO reconhece os Geoparques como áreas geográficas que apresentam relevância geológica, que combinam a conservação com o desenvolvimento sustentável, além de envolver as comunidades locais. Os Geoparques são importantes para as comunidades locais pois oportunizam a elas o desenvolvimento de parcerias para promover processos, as características geológicas e a sua história.

GEOPARQUES BRASILEIROS

O Geoparque Seridó é um testemunho da história da terra que está localizado no semiárido nordestino e abriga mais de 120 mil habitantes como quilombolas, que preservam sua cultura por maio de práticas tradicionais. Além disso apresenta uma das maiores reservas de scheelita da América do Sul e de fluxos basálticos das Eras Mosozóica e Cenozóica, tendo como característica da região a Caatinga.

O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul abriga mais de 74 mil habitantes e tem como característica a presença da Mata Atlântica. Os antigos habitantes costumavam se abrigar em cavidades subterrâneas escavadas pela extinta megafauna paleovertebrada, e essas cavidades são denominadas de paleotocas. Além de tudo o local tem impressionantes cânions decorrentes de processos geomorfológicos.

O Geoparque Araripe está localizado na Bacia do Araripe, que é a maior bacia sedimentar do interior do nordeste brasileiro, que apresenta um importante patrimônio geológico com registros do período Cretácio Inferior, além de apresentar um importante conteúdo paleontológico.


Fonte: pt.unesco.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário