segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

RPPNs Terra dos Pinheirais – Ninho do Corvo






Continuando nossa celebração das RPPNs, destacamos que a região turística “Terra dos Pinheirais” no Estado do Paraná possui 6, sendo uma declarada em nível federal e 5 em nível estadual, confira a lista:

Federal

RPPN das Araucárias - General Carneiro

Estadual

RPPN Reserva Paisagem Araucária – Papagaio do Peito Roxo General Carneiro

RPPN Leon Sfeir Von Linsingen - Guarapuava

RPPN Felicidade - Imbituva

RPPN Ninho Corvo - Prudentópolis

RPPN Sítio São Francisco - Rio Azul

 

A Ninho do Corvo é a única RPPN na “Terra das Cachoeiras Gigantes” - Prudentópolis e oferece diferentes opções aos visitantes incluindo recreação, alimentação e hospedagem. A área na região do cânion e rio Barra Bonita tem 10,55 hectares dos 18,50 transformados em RPPN. Há trilhas autoguiadas, atividades de aventura e área de banho. Estão presentes 8 quedas d`água sendo que 3 estão abertas à visitação.

As atividades com técnicas verticais são certificadas e possuem nomes interessantes, como Corvolesa (tirolesa guiada) e a Rapelesa (rapel guiado), ainda há uma Tirolesa de velocidade.

Vogel et al (2010) em levantamentos para o plano de manejo da RPPN reforçam que a área protege fragmentos florestais nativos e em regeneração da Floresta Ombrófila Mista conhecida como Floresta com Araucária que margeiam um afluente do Rio Ivaí, o Rio Barra Bonita, e serve como importante corredor para a fauna.

O proprietário Marcio Miranda é bastante atuante no Turismo na região e organiza e incentiva fora do período da pandemia da Covid-19 eventos corporativos na área do Ninho do Corvo.

Schoab et al (2020) constataram analisando a experiência do visitante em comentários no TripAdvisor que os visitantes do Ninho do Corvo possuem sensações e sentimentos diversos com experiências variadas, individualizadas e únicas de evasão, entretenimento e contemplação.

Confira algumas fotos cedidas pela Fernanda Haura:



 






Referências

SCHOAB, V. A.; LAZANHA, D. A.; MAGANHOTTO, R. F.; FERNANDES, D. L. O compartilhamento das experiências vivenciadas na RPPN Ninho do Corvo, Prudentópolis/PR, no TripAdvisor e sua classificação nas esferas da Economia da Experiência. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 8, n. 1, p. 127-148, 30 abr. 2020.

VOGEL, H. F.; VALLE, L. G. E., ZAWADZKI, C. H.; METRE, R. Levantamento preliminar e biologia da mastofauna da RPPN Ninho do Corvo no município de Prudentópolis–Paraná. SaBios-Revista de Saúde e Biologia, v. 5, n. 2, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário