segunda-feira, 8 de março de 2021

Conhecendo o Patrimônio do Parque Nacional dos Campos Gerais: Cartilha Educativa e Interpretativa

                                          

Neste mês de março, vamos destacar ações do LabTan no Parque Nacional dos Campos Gerais celebrando sua data de criação, 23 de março de 2006.

A Bárbara Leite, nossa egressa, conta sobre o projeto “Conhecendo o Patrimônio do Parque Nacional dos Campos Gerais: Cartilha Educativa e interpretativa”:

“O projeto teve início no PIBIC com o objetivo de desenvolver materiais interpretativos sobre o Parque Nacional dos Campos Gerais, quando eu estava no 2° ano de Turismo. Foi tomando forma, e resultou no meu TCC, com orientação da professora Jasmine. O objetivo era criar a cartilha para divulgar a existência do Parque Nacional dos Campos Gerais e principalmente, enfatizar a fauna e a flora da nossa região. A cartilha possui atividades lúdicas, como caça-palavras, cruzadinhas, ligue os pontos; todos relacionados com os animais, as plantas e os atrativos turísticos do Parque. No TCC, apliquei a cartilha em uma Escola Municipal e levei as crianças para conhecer o Buraco do Padre. Na sequência, o projeto da cartilha foi encaminhado pela Professora Jasmine ao Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE), foi aprovado e a impressão desse material resultou na aplicação, juntamente com o ICMBio, em dez escolas da rede particular de ensino do município de Ponta Grossa”.

                                        Bárbara levando a cartilha a escolas de Ponta Grossa

                                        Aula de campo com as crianças  no Buraco do Padre


                                        Aula de campo com as crianças  no Buraco do Padre

“Foi muito gratificante desenvolver toda a pesquisa, elaborar o material e levar a prática. Além disso, poder divulgar o Parque Nacional dos Campos Gerais, trabalhando com educação ambiental, é muito enriquecedor. Uma das experiências mais emocionantes foi o momento que as crianças observaram a cachoeira e avistaram as espécies citadas na cartilha, o Xaxim, a Araucária, o Cacto-Bola, foi incrível ver o encantamento das crianças”.

Aqui, uma atividade da cartilha com um pequeno texto sobre a experiência de um aluno em conhecer um atrativo do Parque Nacional dos Campos Gerais:

Conheça a Cartilha acessando o link: https://www.researchgate.net/publication/321881797_Conhecendo_o_Parque_Nacional_dos_Campos_Gerais

E confira as publicações sobre a Cartilha do PNCG:

Revista Científica

MOREIRA, J. C.; LEITE, B. C. ; GARCIA, L. V. M. ; SOUZA, L. F. . Elaboração de cartilha educativa e interpretativa destinada ao público infantil: relato de experiência do Parque Nacional dos Campos Gerais - PR. Revista Conexão UEPG, v. 15, p. 76-82, 2019.

 Anais de Eventos

LEITE, B. C; MOREIRA, J. C. A ATIVIDADE TURÍSTICA NO PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS E A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL: CARTILHA EDUCATIVA. In: IX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, 2015, Foz do Iguaçu. Anais do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Foz do Iguaçu: Editora do FIT, 2015. v. 1. p. 1-13.

LEITE, B. C.; MOREIRA, J. C.A Atividade Turística no Parque Nacional dos Campos Gerais e a Interpretação Ambiental: Cartilha Interpretativa. In: III Congresso de Turismo dos Campos Gerais, 2014, Ponta Grossa. Anais do 3o Congresso de Turismo dos Campos Gerais. Ponta Grossa: UEPG, 2014. v. 1. p. 1-4.

LEITE, B. C.; MOREIRA, J. C. A Atividade Turística no Parque Nacional dos Campos Gerais (PR) e a Interpretação Ambiental: Cartilha Educativa. In: I Seminário de Pesquisas do Parque Nacional dos Campos Gerais e da Reserva Biológica das Araucárias, PR, 2016, Ponta Grossa. Anais do 1o Seminário de Pesquisas do Parque Nacional dos Campos Gerais e da Reserva Biológica das Araucárias, Ponta Grossa. Ponta Grossa: ICMBio, 2016. v. 1. p. 103-106.

 TCC – acesso no www2.uepg.br/turismo

Barbara Cristina Leite. A ATIVIDADE TURISTICA NO PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS (PR) E A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL: CARTILHA EDUCATIVA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Jasmine Cardozo Moreira. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário