sábado, 5 de dezembro de 2020

Dia Internacional do Voluntariado


 

Hoje, 5 de dezembro, é comemorado desde 1985 o Dia Internacional do Voluntário. As unidades de conservação são espaços interessantes para ser voluntário, pois além de contribuir com a gestão é possível adquirir muito aprendizado.

Nossas egressas enviaram depoimentos bem legais de voluntariados no ICMBio para você se inspirar:

Participar do Programa de Voluntariado do ICMBio é uma experiência muito gratificante, pois estou mais próxima das áreas protegidas e tenho a oportunidade de atuar em prol da conservação da natureza. Tenho um apreço pela instituição e admiro o trabalho realizado. Fiz amigos de diferentes lugares do Brasil e carrego comigo as boas lembranças.” Tatiane Ferrari do Vale - Parque Nacional dos Campos Gerais (2017, 2018 e 2019)

O fato de saber que um turismólogo pode trabalhar na gestão de uma UC é tão maravilhoso quanto Fernando de Noronha. A gestão trabalha muito com tomada de decisões, então a possibilidade de que você no futuro possa tomar decisões voltadas a conservação numa área dessas é inacreditável. Como estudantes durante o curso fica difícil acreditar nos empregos legais que você pode ter lá fora. No entanto, na hora que você faz um voluntariado você percebe que esse é um campo onde eles precisam de você, turismólogo! E o que era um voluntariado pode acabar se transformando em várias ofertas de emprego. O voluntariado é só uma ponte/conexão pro trabalho dos seus sonhos, no lugar dos seus sonhos”. Melissa Hurtado – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (2018-2019)

 Tudo foi incrível, a experiência de estar em uma ilha oceânica é indescritível, onde temos que estar atentos a maré, para abrir atrativos, orientar os visitantes sobre as belezas cênicas, os animais e os impactos gerados no mundo todo. Também observar a fragilidade do ambiente e ao mesmo tempo seu leque de atividades em um pequeno espaço torna o voluntariado muito importante e enriquecedor como experiência profissional e de vida!!” Patrícia Silva Pavezi - – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (2018-2019)

Vale lembrar que para ser voluntário você não necessita de conhecimento prévio, somente vontade de contribuir, inclusive de forma remota existem diversas possibilidades.

Você já fez voluntariados em UCs e quer mandar seu depoimento? Vamos adorar publicá-lo. Encontre o formulário pelo Link da Bio do Instagram do @labtanuepg 



Nenhum comentário:

Postar um comentário