terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Retrospectiva Noronha – Leticia Ferreira da Silva 2016 - 2017

 



A turismóloga Leticia permaneceu de novembro de 2016 a fevereiro de 2017 no projeto TAMAR e fez um depoimento cheio de agradecimentos:

"Gostaria de agradecer profundamente pela oportunidade, também o espaço de poder mostrar um pouco de como foi essa incrível experiência proporcionada pela Instituição e com certeza pela garra e dedicação do nosso departamento.

Sem dúvidas, jamais teria conhecido a ilha em outro momento tão cedo quanto aquele, dado o custo de um passeio, imagina ficar alguns meses vivendo Noronha?

 O conhecimento que pude adquirir foi imenso, de uma amplitude inexplicável, pois todas as matérias do curso foram trabalhadas de alguma maneira, bem como a convivência com os nativos foi também de grande valia para que pudesse aprender cada vez mais sobre a ilha, seus projetos e viver essa experiência da melhor maneira possível.

 Até mesmo as dificuldades de alguma maneira mudaram meu ser, visto que nunca havia mudado tanto meu estilo de vida apesar de amar uma economia de recursos e financeira, porém lá sim tive essa chance de entender o que é realmente necessário para sobreviver, e o melhor, o que vale mesmo a pena na vida, trabalhar para viver ou viver para trabalhar?

 Obviamente não estou mais lá e também muitas coisas em minha vida mudaram desde então, contudo o que vale destacar é que essa experiência é única, te muda, transforma e faz você valorizar todos os pontos da sua vida: sua família, sua postura com os recursos naturais, seu dinheiro, seus amigos, seu conhecimento e até mesmo reavaliar seu jeito de ser, de agir, de pensar, de viver.

 Trabalhar com as tartarugas sem dúvidas é de um prazer inexplicável, pois diferentes dos humanos, elas não reclamam o tempo inteiro, não poluem, não fazem mal a ninguém nem ao seu habitat, e são perfeitas, com características únicas e uma perspicácia de se surpreender. Suas peculiaridades são o que as moldam e fazem com que possamos identificá-las e amá-las como são.

 No projeto também tive o privilégio de conhecer pessoas incríveis, com quem ainda mantenho contato e apreço, e outras que carregarei comigo para sempre.

 Obrigada mais uma vez pela chance, pelo espaço e pelo trabalho que é feito pelo Departamento de Turismo e a dedicação dos professores, sabia que não era fácil, mas só quando lecionei pude perceber o quão trabalhoso é ser um grande profissional e ainda mais ser um excelente professor... E com certeza eu tive a chance de ter os melhores".

Os professores e o LabTan agradecem a Leticia pelas palavras...

E pedimos para ela contar algum perrengue ou curiosidade:

"Perrengues foram muitos, pois tinha pouco dinheiro disponível, então me virei muito da forma que deu...Fiz algumas amizades-chave, as quais me propiciaram qualidade de vida na ilha, como ótimas refeições (a base de pesca) ou escambo, onde cultivava alguns tipos de frutas e vegetais e trocava por outras no Porto, ótimos lugares de lazer bem como pontos estratégicos os quais nem pensava saber ou conhecer.

E graças a uma dessas amizades pude estender minha viagem pelo Nordeste e quase acabei indo para outro projeto na África, na ilha de São Tomé e Príncipe. Amizade que mantenho até hoje.

Ah, me lembrei que uns dias depois a essa foto na Baía dos Porcos quase morri lá...Mas graças a Deus sobrevivi para contar a história...":


E tem foto da Leticia também com tubarão no Sueste:





Nenhum comentário:

Postar um comentário